Prefeita Tainá Veiga acompanha Dia D da multivacinação de crianças em Lagoa da Canoa

Neste sábado (7) a Prefeitura de Lagoa da Canoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A prefeita Tainá Veiga, acompanhada de sua netinha Kyra, percorreu alguns pontos de vacinação para acompanhar de perto o trabalho dos profissionais da saúde.

Durante todo o dia foram disponibilizadas diversas vacinas. Para as crianças: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica, Rotavírus, Poliomielite, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A e outras. Para adolescentes: HPV, Meningocócica ACWY, dT, Hepatite B, Tríplice Viral e Febre Amarela.

Na oportunidade foram vacinadas cerca de 375 entre crianças e adolescentes menores de 15 anos. Pais, mães e familiares levaram seus filhos para atualização da carteira de vacinação e receber a dose do imunizante que estava faltando no cronograma de saúde e prevenção de doenças. As vacinas aplicadas no Dia D são as de rotina já ofertadas nas UBS’s, conforme idade e calendário nacional de vacinação.

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é atingir a meta do Ministério da Saúde, que preconiza uma cobertura vacinal igual ou maior que 95% para as vacinas em crianças menores de 01 anos e 80% para as vacinas disponíveis para os adolescentes.

De acordo com a prefeita Tainá Veiga, Lagoa da Canoa continua utilizando diversas estratégias de busca ativa e adesão, visando fortalecer o serviço de imunização. “O município segue avançando frente aos desafios através de um trabalho contínuo com compromisso e responsabilidade, seguindo firme na imunização e na busca por boas coberturas vacinais, visando a erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis”, frisou a gestora.

Os pontos de vacinação estiveram concentrados nas UBS’s 01, 05 e 06 na zona urbana, UBS’s da Mata Limpa e Alexandre, posto de saúde de Lagoa da Pedra e Igreja Evangélica Aliança Missionário (Alto do Pixuta).