Prefeitura promove mutirão para realização de exame ginecológico

Mais de 160 coletas de citologia. Esse foi o resultado do 2º mutirão Mulheres em Foco, promovido pela secretaria municipal de Saúde de Lagoa da Canoa.

O mutirão aconteceu na zona rural, nos povoados Mata Limpa, Capim, Pau d’Arco, Folha Miúda e Barro Vermelho, entre quinta (26) e sexta-feira (27).

Foram atendidas pacientes de 25 a 64 anos. De acordo com a enfermeira Thamires, responsável pelo posto da Mata Limpa, o exame de citologia - também conhecido como papanicolau - é a maneira de detectar precocemente o câncer no colo do útero, que assim como o câncer de mama atinge muitas mulheres.

O material colhido pelas enfermeiras segue para o laboratório Citofen, que em até 30 dias dá o resultado e envia para cada Unidade de Saúde.