Encontro do Programa Criança Alfabetizada reúne profissionais da rede municipal de Lagoa da Canoa

Coordenadores, articuladores de ensino do Programa Escola 10 e professores alfabetizadores dos segundos anos da rede municipal de ensino de Lagoa da Canoa participaram, nesta terça-feira (1), do Encontro do Programa Criança Alfabetizada, que teve como objetivo discutir a qualidade da alfabetização de crianças até sete anos de idade na rede pública. O programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Lagoa da Canoa e o Governo do Estado.

O encontro, conduzido pelos articuladores municipais Geovan Sampaio e Cristina Nunes, trouxe como tema “Atividades para o desenvolvimento da fluência leitora – Pré-leitores: E agora?”. De acordo com os participantes, foi uma manhã recheada com atividades, criatividade e muito aprendizado.

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio do Regime de Colaboração entre Estado e Município e contempla os seguintes eixos: formação de professores; formação de gestores escolares; oferta de materiais complementares para todos os alunos de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Ensino do Estado; oferta de materiais complementares para formações e práticas pedagógicas dos professores alfabetizadores da Rede Pública de Ensino do Estado; qualificação da avaliação e do monitoramento de resultados educacionais; premiação das escolas com os melhores resultados; apoio para melhoria das escolas com os menores resultados e fortalecimento da gestão escolar.