Cavalgada de Padre Cícero reúne milhares de cavaleiros e amazonas e se consolida como a maior da história de Lagoa da Canoa

Uma das maiores manifestações da fé e da cultura nordestina, a Cavalgada de Padre Cícero chegou em sua 19º edição e, no último domingo (23), reuniu milhares de cavaleiros e amazonas no município de Lagoa da Canoa, se consolidando como a maior e melhor cavalgada da história do município.

O evento, um dos mais tradicionais do calendário cultural da região, nasceu em homenagem ao padre Cícero Romão Batista, popularmente conhecido como o Santo Nordestino, que morreu há exatos 89 anos, mais precisamente no dia 20 de julho de 1.934.

A concentração dos cavaleiros e amazonas começou pela manhã, na praça principal do povoado Mata Limpa. O passaporte do evento era uma camisa, entregue a cada participante em troca de dois quilos de alimento não perecível que, posteriormente, serão separados e doados pela prefeita Tainá Veiga às famílias mais necessitadas do município.

Antes mesmo da saída, o esquente ficou por conta do cantor Igor Santana, que deu as boas vindas aos participantes com muito forró e animação. Os participantes foram recepcionados com um farto café da manhã preparado pela organização do evento, que contou com o total apoio da Prefeitura de Lagoa da Canoa, da prefeita Tainá Veiga, do vice Zé Alberto e da Câmara Municipal.

Após as orações cavaleiros e amazonas partiram numa caminhada de, aproximadamente, 4km até a zona urbana. Em cada povoado, em cada sítio que a cavalgada passou, pessoas saíram as portas de suas residências para acenar aos participantes, entre eles, a prefeita Tainá Veiga, que esteve acompanhada do vice-prefeito Zé Alberto, do deputado estadual Fernando Pereira, do ex-prefeito Lauro Fonseca, além de vereadores, secretários municipais e convidados.

Durante o percurso a animação ficou por conta de Felipão do Forró, da dupla de aboiadores Alon e Arizoa e do locutor Alex Lala. Não faltou animação muito menos barriga cheia. Em todo o percurso foram distribuídos espetinhos, picolés, hamburgueres e água a vontade aos participantes. O evento foi acompanhado pela cavalaria da Polícia Militar e por ambulâncias para eventuais casos de emergência.

A última parada foi na zona urbana, mais precisamente na Praça Multieventos, onde a cavalgada foi recepcionada com Guerreiro do Piseiro, Ramon e Randinho e, finalizando, Luanzinho.

Feliz com o grande público e o sucesso do evento, a prefeita Tainá Veiga enalteceu a alegria e a fé do povo canoense. “O nosso povo traz muita fé no coração e, acima de tudo, muita alegria e esperança. Fiquei muito feliz em ver o sorriso e o brilho no olhar de cada pessoa que cruzamos ao longo desta cavalgada, um evento que já faz parte da história e da vida de cada canoense. Obrigado Lagoa da Canoa!”, finalizou a prefeita.