Cultura de Lagoa da Canoa é destaque em novela da Globo

A arte e a cultura de Lagoa da Canoa ganharam o Brasil e o mundo através da dramaturgia. Uma escultura de madeira produzida por artistas canoenses ganhou destaque no cenário da novela Rancho Fundo, exibida diariamente a partir das 18h pela Rede Globo.

Trata-se da peça Virgem Maria com o Menino Jesus, esculpida pelos filhos de Antônio de Dedé, um dos maiores artistas da história de Lagoa da Canoa, que faleceu no ano de 2017 aos 63 anos, mas que deixou um grande legado e contribuição para a cultura alagoana, com peças espalhadas em importantes galerias de arte do Brasil e do mundo.

Antônio de Dedé deixou vivo o seu olhar e sua técnica em 9 dos seus 10 filhos, popularmente conhecidos como “Filhos de Antônio de Dedé”, que aprenderam com o pai a manejar as ferramentas do entalhe em madeira com esculturas que medem de 50cm a 2m de altura. Cada um desenvolveu caminhos próprios com traços sempre fiéis aos ensinados pelo pai e mestre. O trabalho da família passeia vezes por referências sacras, vezes por reproduções do cotigiado. Com expressões fortes e cores contrastantes, o trabalho impressiona não só pelo tamanho das esculturas, mas principalmente pela mensagem implícita em seus traços.

O talento da família e dos artistas canoenses em geral tem recebido incentivos importantes por parte da atual gestão, que não tem medido esforços no sentido de fortalecer aainda mais a cultura e a arte local.

“É um orgulho imenso em saber que, mais uma vez, temos a cultura de Lagoa da Canoa em destaque no mundo a partir dessas obras espetaculares dos nossos artesãos, filhos do saudoso Antônio Dedé”, frisou, orgulhosa, a prefeita Tainá Veiga.