Tainá Veiga participa de reunião com equipe pedagógica para definir alinhamentos sobre o SAEB 2023

Nesta segunda-feira (17) a prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga, esteve reunida com a equipe pedagógica da rede municipal de ensino, onde discutiram sobre os preparativos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), prevista para ser aplicada entre os meses de outubro e novembro deste ano.

Durante o encontro, que contou com a participação da secretária municipal de Educação, Joana D’arque; do interlocutor das avaliações externas, Geovan Vieira; e da diretora de ensino, Cristina Nunes, além de professores oficineiros e articuladores, a prefeita disse que a gestão municipal estará, mais uma vez, dando total apoio à Educação de Lagoa da Canoa na busca da melhoria do Ideb.

A partir da avaliação do SAEB, é possível otimizar processos e estratégias educacionais. O seu principal objetivo é fornecer subsídios que contribuam para a universalização do acesso à educação e para a ampliação da qualidade, equidade e eficiência do ensino no Brasil.

Na gestão Tainá Veiga, a Educação sempre foi tratada como prioridade. No ano de 2019, o município alcançou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da sua história: 5,3 nos anos iniciais e 4,2 nos anos finais do ensino fundamental. Em 2005 esse número era 2,2 nos anos iniciais e 2,0 nos anos finais.

Por determinação da prefeita, a equipe da Educação não tem medido esforços no sentido de alcançar melhores resultados educacionais e está investindo na contratação de oficineiros para as aulas de reforço, oferta de almoço aos alunos que estudarão no contraturno, além de várias outras ações que fortalecem, ainda mais, a educação e promovem a aprendizagem dos alunos canoenses.

“A Educação transforma vidas e é por isso que nossa gestão sempre tratou e continuará tratando essa pasta com total prioridade. Nossa reunião foi muito produtiva, pois alinhamos a socialização do Plano de pactuação Saeb/2023, que proporcionará ações voltadas para a melhoria da proficiência de português e matemática, como também na redução dos índices de evasão e reprovação escolar em nosso município”, finalizou a gestora.