Profissionais da saúde participam de treinamento com foco em Leishmanioses

Na última sexta-feira (18), profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Lagoa da Canoa, em especial médicos, enfermeiros, odontólogos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, participaram de um treinamento com foco em Leishmanioses.

O treinamento, que ainda contou com a participação de diretores, coordenadores e técnicos, foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde / Superintendência de Vigilância em Saúde (SESAU/SUVISA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa.

Na oportunidade, o assessor da área técnica de Leishmanioses abordou sobre aspectos clínicos e epidemiológicos, diagnóstico, tratamento, bem como sobre a importância da equipe multiprofissional no fortalecimento de ações de prevenção e controle.

De acordo com a prefeita Tainá  Veiga, o treinamento foi de suma importância para a aquisição de conhecimentos,  compartilhamento de experiências e implementação de intervenções eficazes voltadas à promoção da saúde e prevenção da doença no município, tendo em vista a magnitude do problema no Estado.

A DOENÇA

A leishmaniose é uma doença infecciosa, porém não contagiosa, causada por parasitas do gênero Leishmania. Os parasitas vivem e se multiplicam no interior das células que fazem parte do sistema de defesa do indivíduo, chamadas macrófagos.