Parceria com a unidade móvel “Amigo do Peito” garante mais de 300 mamografias em Lagoa da Canoa

Mais de 300 exames de mamografias realizados em apenas quatro dias. Esse foi o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Lagoa da Canoa e o projeto itinerante “Amigos do Peito”, uma unidade móvel de mamografia digital que atua no trabalho de prevenção ao câncer de mama no Estado de Alagoas.

A ação reforça o trabalho preventivo à doença que já vem sendo realizado no município pela Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo do trabalho foi a detecção precoce de indicativos da doença para que, posteriormente, a paciente possa iniciar o tratamento de combate.

O câncer é uma doença silenciosa, e no caso do câncer de mama, a chance de cura quando há um diagnóstico precoce ultrapassa 90%. “Nosso objetivo é justamente de incentivar todas as mulheres a se cuidarem mais, impactando diretamente na qualidade de vida e longevidade”, alertou a prefeita Tainá Veiga. A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis.

O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia. “Quero agradecer o empenho dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde, que não mediram esforços para que essa ação fosse um sucesso. Quero agradecer, em especial, aos que fazem a unidade móvel Amigo do Peito, pelo cuidado e atenção para com as nossas Mulheres”, finalizou a prefeita.