Cerca de seis mil pessoas serão beneficiadas com a construção de novas UBSs em Lagoa da Canoa

compartilhar

Ainda este ano os PSFs V e VI estarão funcionando em novas sedes. As Unidades Básicas de Saúde ficarão localizadas logo na entrada da cidade, na Avenida Antônio Albuquerque, e no bairro São Luiz, respectivamente. Elas são consideradas de porte 1 pelo Ministério da Saúde. 

A Unidade de Saúde da Família Manoel Rocha dos Santos funcionará ao lado da maternidade e atende cerca de 950 famílias, o que representa 3 mil pessoas. Já a José Porfírio dos Santos assiste pouco mais de mil famílias, um total de 3 mil e 100 pessoas. 

“Esses postos já funcionam, mas agora ficarão mais bem instalados, o que proporcionará um melhor atendimento para a população”, explicou a prefeita Tainá Veiga. 

Para unidades desse porte as metas são 440 consultas para os médicos, enfermeiros e dentistas; 800 procedimentos realizados pelo auxiliar ou técnico de enfermagem; 400 pelo auxiliar de saúde bucal; e uma média de 200 visitas por mês pelo agente comunitário de saúde. Isso por cada UBS. Como serão duas em Lagoa da Canoa, você multiplica esses números por dois. 

Vale ressaltar que a atenção primária à saúde é a porta de entrada para todas as demandas do município, então as consultas precisam ser agendadas e programadas, além das demandas espontâneas. 

Os procedimentos com auxiliares e técnicos consistem na realização de curativos, administração de medicamentos, entre outros. Nas UBSs os usuários do SUS podem realizar citologia, se vacinar e realizar seu pré-natal, por exemplo. 

A atenção primária à saúde é de fundamental importância para evitar complicações e é direito de todo cidadão.