Centenas de canoenses participam de atividades voltadas à saúde

Abril foi um mês dedicado à saúde. No dia 6 foi comemorado o Dia Mundial da Atividade Física. No dia seguinte, o Dia Internacional da Saúde e, finalizando, no dia 26 o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Para comemorar as datas a Prefeitura de Lagoa da Canoa realizou uma grande ação no último dia 26, que contou com a participação efetiva da prefeita Tainá Veiga.

Realizado em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Educação e colaboração da Cultura, além do CEPROAL, a ação teve como palco a Praça Vereador Benício Alves de Oliveira, no centro da cidade.

Durante o evento foram realizadas diversas atividades, entre elas: aulas de alongamento e aeróbica para o Grupo de Idosos; aula de Step com os professores da academia Time Fitness de Lagoa da Canoa; realização de testes de índice de massa corporal (IMC) e testes rápidos de HIV e Sífilis.

O público presente também teve a oportunidade de prestigiar apresentações de Taekwondo, com alunos do Centro de Treinamento Black Bel Foundation de Lagoa da Canoa; Kung Fu, com o Grupo de Convivência do CRAS; e de Capoeira.

Técnicos do CEPROAL realizaram aferição da pressão arterial e testes de glicemia. Nutricionistas do município deram orientações sobre alimentação saudável.

Os visitantes do evento também tiveram a oportunidade de obter informações e orientações sobre as mais variadas áreas, a exemplo da amostra de fitoterápicos. Algumas mudas e lambedores (remédios caseiros criados a partir de ervas e outros elementos) também foram distribuídas aos visitantes.

Odontólogos do município realizaram oficinas com as crianças, sensibilizando sobre a importância da escovação correta, aplicação de flúor, pinturas faciais, além da distribuição de kits com creme dental e escovas.

A Secretaria de Educação apresentou uma estante de livros, sensibilizando a população quanto a importância da leitura como garantia da saúde mental. A presença de uma contadora de estórias foi uma das atrações do estande.

O CAPS realizou amostra sobre o trabalho realizado com seus usuários e a importância da atividade física para os mesmos.