Ação desenvolvida em Lagoa da Canoa é transformada em artigo científico e apresentada durante Congresso

compartilhar

Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, técnicos da Secretaria de Saúde de Lagoa da Canoa marcaram presença no VIII Encontro Científico Cultural, realizado no campus II da Universidade Estadual de Alagoas em Santana do Ipanema. Na oportunidade foi apresentado o trabalho intitulado “Atividades educativas com foco em Leishmaniose Visceral: promovendo saúde na Atenção Básica de Lagoa da Canoa, Alagoas”, que foi transformado em artigo científico para a apresentação no Encontro.

O trabalho, que tem como autoria: Tiago Ferreira Dantas (diretor municipal de Vigilância em Saúde), Laysa Lindaura Lau Rocha Cordeiro (Técnica municipal de Vigilância Sanitária), Luana Gomes da Silva (UNEAL) e Bruna Caroline Lima Vital (UNEAL),  teve como objetivo relatar as atividades educativas desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias com foco em Leishmaniose Visceral. As atividades foram realizadas no PSF I – Urbano de Lagoa da Canoa. 

No primeiro momento, houve o planejamento da atividade. No segundo momento, foi realizada educação em saúde na sala de espera do PSF I. No terceiro momento, houve a discussão da temática entre os Agentes de Combate às Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde da respectiva Unidade, através de uma roda de conversa.

O VIII ENCCULT foi um evento multidisciplinar e interdisciplinar que contemplou  várias áreas da Ciência, congregando cientistas de todo o Brasil e internacionais.