Profissionais da Saúde de Lagoa da Canoa participam de curso de atualização em esquistossomose

compartilhar

A Secretaria Municipal de Saúde de Lagoa da Canoa, através do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou o “Curso de Atualização em Esquistossomose: Aspectos Gerais e Manejo Clínico na Atenção Básica”. O evento ocorreu no auditório da Secretaria e teve como público alvo os profissionais das Unidades de Saúde, equipe de Endemias e Vigilância Sanitária. Além disso, o evento contou com a participação de um pesquisador da UFPE e acadêmicos de ciências biológicas que são colaboradores na pesquisa. 

Na ocasião, abordou-se sobre etiologia, manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento, epidemiologia, vigilância e medidas de prevenção e controle da doença. Além disso, o pesquisador convidado apresentou os resultados parciais da pesquisa que está realizando no município sobre Esquistossomose, bem como disponibilizou lâminas contendo as formas do parasita para visualização no microscópio. 

O curso foi de suma importância para a aquisição de conhecimentos e experiências que irão refletir na prática profissional, visando não apenas o papel de vigilância e tratamento da doença, mas o de informar e mobilizar a comunidade através de ações de prevenção e controle.