• Saúde
  • Município divulga programação do Novembro Azul nas unidades de saúde de Lagoa da Canoa

Município divulga programação do Novembro Azul nas unidades de saúde de Lagoa da Canoa



Assim como no mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde tem uma programação especial para novembro, quando se realiza a campanha de conscientização Novembro Azul, voltada aos homens com ênfase na prevenção de doenças masculinas e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os postos de saúde receberão ações entre os dias 14 e 26. Conforme cronograma abaixo:

Antônio Francisco dos Santos/PSF I : 14/11 (manhã)

Aurélio Rodrigues de Paula, na Mata Limpa/PSF II: 22/11 (manhã)

João Pereira Machado, na Antônica/PSF III: 21/11 (tarde)

Ananias Vieira Sampaio, no Povoado Alexandre/PSF IV: 26/11 (manhã)

Manoel Rocha dos Santos/PSF V: 22/11 (tarde)

José Porfírio dos Santos/PSF VI: 26/11 (tarde)

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) vai encerrar o mutirão no dia 27 pela manhã.

Em todas as unidades a programação será a mesma: entrega de brindes, palestras com a equipe do NASF, composta por psicólogo, educador físico, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de hepatites.

Além, claro, da solicitação de PSA, ou Antígeno Prostático Específico, exame usado principalmente para pesquisar câncer de próstata em homens assintomáticos. É também um dos primeiros exames realizados em homens que apresentam sintomas que podem ser causados ​​pelo câncer de próstata.

Vale ressaltar que antes do PSA o diagnóstico do câncer da próstata era realizado somente pelo toque retal e na grande maioria das vezes realizado de modo tardio, ou seja, sem possibilidade de um tratamento curativo.

Em Lagoa da Canoa, o exame pode ser realizado durante todo o ano, mas o assunto recebe uma atenção diferenciada este mês em virtude da campanha Novembro Azul, onde o foco é só um: deixar claro que o homem deve deixar o “orgulho” e sua “masculinidade” de lado e cuidar da saúde.